quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Zero Oito

Pois bem. Pensei em milhares de textos para começar o ano, milhares de maneiras de fazê-lo, e como ainda não passou o Carnaval, ainda tenho direito de colocá-lo aqui. O ano não começou para muitos de nós, mas alguma coisa acabou a um tempo atrás. O texto eu escrevi para amigos pessoais no dia 30 de dezembro de 2008, chegou aos olhos de poucos, muito menos do que eu esperava, mas agora compartilho aqui com vocês. Seja quem for.

***

Notavelmente, não nos mantemos todos unidos como diziam nossas juras de amizade, mas isso era tão certo quanto o dia seguinte. Cada um segue seu caminho, na incerteza que só a juventude traz e a saudade que só o colegial consegue deixar. Olho pra trás e um ano já se foi, sem que eu tenha conquistado metade das coisas que tinha prometido e me afastado de pessoas que jurei manter por perto. No entanto, de maneira alguma foi um ano ruim, nunca o é quando se tem vocês - alguns mais, alguns menos, mas sempre vocês.

Mas vejam bem, não culpo nenhum de vocês pela distância. Ela se faz necessária para que exista a saudade, essencial para a amizade. Pelo contrário, acho até melhor que cada um siga seu caminho. Como descobrimos recentemente, o que faz da vida uma coisa tão bonita é o caminho que se escolhe, não o objetivo final. Portanto faço aqui um apelo:

Chega de nostalgia. Se me permitem dizer, o colegial acabou na hora certa. Não vou negar que foi a melhor época da minha vida, mas justamente por isso teve que acabar, vocês são responsáveis por tudo que me tornei, e por isso agradeço do fundo do coração.

Acabou. Acabou e a lembrança se faz saudade, a saudade se faz dor e surge um aperto no peito. Mas me deixem essa dor, ela é tudo que me resta. Assim me lembrarei de vocês, não importa o que aconteça.

Fecho os olhos, vejo vocês sentados ao meu lado, rindo. É assim que quero lembrar.

Prezo muito por cada um de vocês, amo incondicionalmente, ninguém em especial, mas todos ao mesmo tempo.

É... 2008 foi um bom ano...