quarta-feira, 19 de março de 2008

Júlio César - W. Shakespeare

Desculpem postar algo seguido por tão pouco tempo, mas é algo que lembrei e que se encaixa perfeitamente... É o discurso que Marco Antônio faz no funeral de Júlio César, após este ser apunhalado por Brutus e os outros homens...

"Amigos, romanos, compatriotas, prestai-me atenção! Estou aqui para sepultar César, não para glorificá-lo. O mal que os homens fazem perdura depois deles! O bem é quase sempre sepultado com seus próprios ossos! Que seja assim com César!
O nobre Brutus vos disse que César era ambicioso. Se assim foi, era uma grave falta, e César a pagou gravemente. Aqui, com a permissão de Brutus e dos demais - pois Brutus e um homem honrado, como todos os demais são honrados-, venho falar nos funerais de César. Era meu amigo, leal e justo comigo; Mas Brutus diz que César era ambicioso, e Brutus é um homem honrado. Trouxe muitos cativos para Roma, cujos resgates encheram os cofres do Estado. César, neste particular, parecia ambicioso? Quando os pobres deixavam ouvir suas vozes lastimosas, César derramava lágrimas. A ambição deveria ter um coração mais duro. Entretanto, Brutus disse que ele era ambicioso e Brutus é um homem honrado. Todos vós o viste nas Lupercais: três vezes eu o apresentei uma coroa real e três vezes ele a recusou. Isto era ambição? Entretanto, Brutus disse que ele era ambicioso, e, sem dúvida alguma, Brutus é um homem honrado. Não falo para desaprovar o que Brutus disse, mas aqui estou para falar sobre aquilo que sei. Todos vós já o amastes, mas não sem motivo. Que razão, então, vos detém agora para pranteá-lo? Oh! Inteligência, fugistes para os irracionais, pois os homens perderam o juízo!... Desculpai-me, meu coração está ali com César e preciso esperar que ele para mim volte.

Ainda ontem, a palavra de César podia ser mais forte do que o universo. Agora, ali ele jaz, e ninguém, mesmo que seja o mais miserável possível, não lhe presta uma só homenagem! Ó senhores, se estivesse disposto a excitar vossos corações e vossos espíritos para o motim e a cólera, seria injusto com Brutus e com Cassius, os quais, como todos vós sabeis, são homens honrados. Não quero ser injusto com eles! Prefiro ser injusto comigo, com o morto e convosco a ser injusto com homens tão honrados!"


Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência!

"O último refúgio do oprimido é a ironia e nenhum tirano, por mais cruel que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia. Não pode impedir uma caricatura. A mordaça aumenta a mordacidade". M.F.


Um cheiro,
Eu.